Verificado: Na COP-28, Lula cita dados errados sobre Ministério do Meio Ambiente e produção de alimentos

Apurado pelo site Aos Fatos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citou informações erradas sobre meio ambiente, defesa e relações internacionais em entrevistas concedidas durante sua participação na COP-28 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).

Lula errou, por exemplo, ao afirmar que a atual gestão do Ministério do Meio Ambiente possui metade do efetivo que tinha em 2010. Em janeiro deste ano, quando ele iniciou o terceiro mandato, havia 8.532 servidores na pasta, cerca de 15% a menos do que o registrado ao fim do segundo mandato do petista. O presidente também inflou a participação de pequenas propriedades rurais na produção de alimentos no Brasil e os gastos militares com a guerra entre Rússia e Ucrânia. Veja abaixo o que checamos:

A fala do presidente contém dois erros, e por isso foi classificada como FALSA. Em primeiro lugar, Marina Silva não era ministra do Meio Ambiente em 2010. Ela deixou o cargo dois anos antes, em 2008. Além disso, o número de servidores da pasta não caiu pela metade entre aquela época e o início do terceiro mandato de Lula.

Em maio de 2008, Marina pediu demissão do Meio Ambiente, que comandava desde 2003. Ela alegou a falta de apoio do presidente em meio a conflitos com o então ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em torno do plantio de soja e de cana-de-açúcar, e com a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), por conta da pressão para a concessão de licença para grandes obras, como a hidrelétrica de Belo Monte.

Em 2007, último ano completo de Marina na gestão do Meio Ambiente, havia um total de 8.787 servidores ativos. Ao fim de 2008 — meses após ela ter sido substituída por Carlos Minc —, o número de funcionários aumentou para 9.767. Os números são, respectivamente, 2,9% e 12,6% maiores do que o total de servidores ativos no ministério ao início do terceiro mandato de Lula, em janeiro deste ano, que era de 8.532. Os dados são do PEP (Painel Estatístico de Pessoal), do Ministério do Planejamento…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos