Verificado: Marianny Romero: Os povos indígenas se tornam visíveis e dignificados pela revolução

Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪

A afirmação do vice-ministro dos Povos Indígenas é uma meia verdade, visto que embora o governo venezuelano tenha promovido leis com o objetivo de proteger e dignificar os povos indígenas. No entanto, as provas documentais demonstram que as comunidades indígenas apresentam níveis acentuados de vulnerabilidade.

Organizações não governamentais denunciaram o deslocamento forçado de alguns grupos étnicos devido à mineração ilegal no leste do país.

Por Osman Rojas Durán

Entre os dias 8 e 12 de julho foi realizada a 17ª sessão do Mecanismo de Peritos em Direitos dos Povos Indígenas . De acordo com a informação partilhada no portal das Nações Unidas (ONU), esta reunião é realizada todos os anos com o objetivo de promover a proteção dos povos indígenas nos seguintes parâmetros:

Neste contexto, Marianny Romero, vice-ministra venezuelana do Habitat, Terra e Desenvolvimento Comunal do Ministério do Poder Popular para os Povos Indígenas, disse – durante a sua intervenção na ONU – que a “revolução bolivariana” tornou os povos indígenas visíveis e dignificados. .

Segundo um resumo informativo do meio de comunicação Venezolana de Televisión (VTV), o representante da Venezuela destacou que em 1999 começou a construção de um quadro jurídico e institucional que visa garantir os direitos individuais e coletivos de 44 povos indígenas e 3.023 comunidades. espalhados por 8 estados do país…

Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪