Apurado pelo site UOL Confere
O candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) não deu uma entrevista em hebraico com o intuito de irritar jornalistas, como afirmam posts que circulam nas redes sociais.
Na verdade, Marçal falou em português com os repórteres, mas o áudio foi alterado para que parecesse outro idioma.
A publicação, cujo título é “Ele vai enlouquecer São Paulo kkk”, contém um vídeo de Pablo Marçal falando com jornalistas, supostamente usando o idioma hebraico para se comunicar.
O texto “Marçal irrita jornalistas dando entrevista em HEBRAICO” completa a postagem.
Marçal deu entrevista em português. Por meio de busca reversa (aqui), verifica-se que o vídeo original foi publicado pelo portal Metrópoles (aqui e abaixo), com o candidato do PRTB conversando em português com a imprensa. As imagens foram gravadas quando o candidato deixava o hospital Sírio-Libanês após receber alta em 16 de setembro (aqui), um dia depois de levar uma cadeirada do adversário José Luiz Datena (PSDB) no debate da TV Cultura (aqui).
Áudio em postagem desinformativa foi manipulado. Ao submeter o áudio da publicação enganosa ao TrueMidia.org (aqui), especializada em detectar alterações nesse tipo de conteúdo, a ferramenta apontou “evidências substanciais de manipulação”. Também é possível constatar que o som foi usado de trás para frente, dando a impressão de que as declarações foram dadas em um idioma de difícil compreensão…
Veja a apuração completa no site UOL Confere