Verificado: ‘Make America Fake Again’, na Franceinfo: uma imersão desanimadora na Flórida Trumpista

Apurado pelo site Le Monde 🇫🇷

Ativismo febril, conspirações selvagens e culto à personalidade: numa reportagem num bastião do trumpismo, Julien Pain mostra a nova América pró-Trump, mais desinformada e radicalizada do que nunca.
FRANCEINFO – QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL ÀS 17H – RELATÓRIO

Bem-vindo à “conspiland”, a terra das teorias da conspiração, como a Flórida poderia ser apelidada. Foi neste antigo estado indeciso – um estado eleitoralmente indeciso e estratégico –, que hoje se tornou um bastião do trumpismo, que o jornalista de verificação Julien Pain mergulhou durante pouco mais de uma semana.

Aqui não há ratos orelhudos como na Disneylândia, mas activistas febris obcecados por armas, pela Bíblia e pela Constituição; doadores grisalhos com as cabeças enterradas sob bonés vermelhos MAGA (“Make America Great Again”); ou mesmo um ex-fuzileiro naval orgulhoso de ter participado da invasão – desculpe, “a expressão da [s] liberdade”  – em 6 de janeiro de 2021, no Capitólio (Washington, DC) .

Todos retratam uma América branca, conservadora e anti-imigração, assombrada pela ameaça de identidade representada pelo Islão e pelos latinos, e que vê no multimilionário de Nova Iorque o defensor do povo contra perigos por vezes completamente fantasiados.

Se este relatório não revela muito sobre as teorias da conspiração absurdas e, em última análise, pouco mutáveis, que agitaram a base militante trumpista durante quatro anos, mostra, por outro lado, os rostos que as repetem, rostos impregnados de certeza e esperança , capaz de recitar sem pestanejar as maiores enormidades da mitologia da conspiração trumpista…

Veja a apuração completa no site Le Monde 🇫🇷