Verificado: Macron não fez este discurso político ‘contra a esquerda’

Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽

Um discurso político criticando partidos de esquerda e “ intelectuais progressistas ” está circulando no WhatsApp. É acompanhado por uma mensagem dizendo que a França acordou e que Emmanuel Macron a entregou após um voto a seu favor. 

Entre as falas que supostamente foram dirigidas ao Partido Socialista e aos seus militantes, lê-se: “Impuseram-nos o relativismo: a ideia de que tudo é igual, o verdadeiro e o falso, o belo e o feio, que o estudante vale tanto quanto o professor, não precisa anotar para não traumatizar os maus alunos”. 

O Hound recebeu a tarefa de encontrar esse discurso, mas não encontramos nenhum registro de que o atual presidente da França, Emmanuel Macron, o tenha feito. 

O governador do Havaí, Josh Green, anunciou na segunda-feira que pode levar até 10 dias para chegar a um número preciso e que os investigadores podem encontrar ” 10 a 20 pessoas por dia , provavelmente até que terminem” seu trabalho.

Pesquisando no Google por fragmentos do texto, encontramos primeiro uma nota do El Mundo em que alguns parágrafos do discurso são atribuídos ao ex-presidente francês Nikolas Sarkozy , que esteve no comando de 2007 a 2012. 

Posteriormente, pesquisamos no Youtube e encontramos o vídeo da fala que está circulando no WhatsApp. Embora o texto desinformativo sintetize as palavras ditas pelo político, o conteúdo é o mesmo…

Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽