Verificado: Lula não cometeu ilegalidade ao levar 11 contêineres com presentes quando deixou a Presidência

Apurado pelo site Estadão Verifica

O que estão compartilhando: que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não devolveu os presentes que recebeu no exercício da Presidência do Brasil, entre 2003 e 2010, e “confessou  ter levado 11 contêineres” quando deixou o cargo após cumprir seu segundo mandato.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: falta contexto ao vídeo, que voltou a circular em plataformas como Facebook e TikTok em razão do indiciamento pela Polícia Federal do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e integrantes de sua equipe no caso das joias desviadas do acervo presidencial. Quando o esquema foi revelado pelo Estadão, em março de 2023, este corte de uma entrevista de Lula gravada em 2016 passou a ser impulsionado como forma de equiparar situações distintas. Em agosto de 2023, apuração do Estadão Verifica e do Projeto Comprova destacou que Lula levou presentes em contêineres de forma legal após segundo mandato.

A fala foi gravada seis meses antes de ser estabelecida nova legislação sobre o tema. Pelo regramento anterior, em vigor, portanto, à época da declaração, Lula não cometeu irregularidades relacionadas aos presentes recebidos quando foi presidente em seus dois primeiros mandatos. Em diferentes reportagens, o Estadão tem esclarecido que desde a redemocratização do Brasil o entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o tema foi alterado três vezes, em 1991, 2002 e 2016…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica