Apurado pelo site E-Farças
O vídeo tem menos de 1 minuto de duração e voltou a ser compartilhado através das redes sociais e em grupos do WhatsApp na primeira semana de março de 2024. Nele podemos ver o presidente Lula rodeado de algumas pessoas, comemorando com um homem chamado Marcola. De acordo com o texto compartilhado juntamente com o vídeo, Lula estaria negociando algum acordo com os chefões do tráfico, dentre eles, o Marcola – líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital.
Será que isso é verdade ou mentira?
Apesar do vídeo ganhar força em compartilhamentos no mês de março de 2024, ele já circula há mais de um ano pela internet e não tem nenhuma ligação com facções criminosas.
As imagens originais foram postadas por um usuário do TikTok filiado ao SindimotoSP (Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Moto-Taxistas do Estado de São Paulo), no dia 29 de outubro de 2022. A filmagem se refere a uma visita que Lula fez ao sindicato
No mesmo perfil, outras postagens mostram Lula em outras poses no mesmo local:
Em novembro de 2022, o SindimotoSP publicou uma nota em seu perfil no Instagram, explicando que o “Marcola” do vídeo não é o líder do PCC, e sim o apelido do assessor do PT, Marco Aurélio de Ribeiro, que estava na sala juntamente com Lula.
Nesse vídeo, gravado no dia da saída de Lula da prisão, publicado no dia 08 de novembro de 2019, o político agradece ao Marcola e o chama de assessor (aos 7 minutos):..
Veja a apuração completa no site E-Farças