Apurado pelo site UOL Confere
São falsas as imagens de um local abandonado que teria sido a inspiração para a série da Netflix “Round 6”. As fotos, compartilhadas em redes como Instagram, TikTok e Kwai, foram geradas por inteligência artificial.
As publicações associam as fotos a um fato real da história coreana -a construção de centros privados de suposto “acolhimento” de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade, mas que acabaram sendo acusados de serem “campos de concentração” nos anos 80. O mais famoso dos locais foi o Brother’s Home, localizado na cidade de Busan.
As imagens falsas circularam em diversos idiomas. Em português, uma publicação diz: “O jogo da Lula é real? Squid Game é inspirado em um fato real ocorrido em 1986. Aconteceu em um bunker na terra de ninguém na Coreia do Sul”.
Em outro post, publicado no TikTok, a legenda é apenas “Brother’s Home 1986”, com comparações do suposto lugar abandonado com os cenários mostrados na série.
Imagens foram geradas por inteligência artificial. Uma busca reversa leva ao autor original das fotos (aqui) e na própria publicação original há um aviso de que as imagens foram geradas por inteligência artificial (veja ao lado). Além disso, autor confirmou ao UOL Confere que, de fato, as fotos são de IA. Uma análise feita pelo especialista em cibersegurança Leonardo La Rosa pedido do UOL Confere também aponta elementos comuns em imagens de IA, como os cenários completamente diferentes uns dos outros, sugerindo uma série de imagens geradas com auxílio de uma plataforma.
..
Veja a apuração completa no site UOL Confere