Verificado: Liberação de água na Barragem de Jati (CE) é feita a pedido dos estados

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais um vídeo no qual um homem mostra as cascatas da Barragem de Jati, na região do Cariri (CE), sem água. O homem afirma que a Barragem de Jati foi inaugurada no governo Jair Bolsonaro (PL), no ano de 2020, trazendo água do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) até o Ceará e que, após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não houve mais água “descendo pela cascata”. Falta Contexto.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Eu estou aqui em Jati, no Ceará, na barragem de Jati, hoje é dia 10 de março de 2024, lembrando que essa barragem aqui que hoje não está descendo água no canal da transposição, um dia o presidente Bolsonaro inaugurou essa barragem aqui e mostrou aquela cascata lá jorrando água (…) Cadê a cascata? Foi embora. Foi só o presidente Lula entrar, assumir o poder. A cascata acabou

A Barragem de Jati (CE), além de ser um reservatório para as águas vindas do São Francisco, é também o início de outro projeto de transposição, o Cinturão das Águas do Ceará (CAC). A obra é de responsabilidade estadual e leva água do Projeto de Integração do São Francisco (PISF) até municípios cearenses…

Veja a apuração completa no site Lupa