Apurado pelo site Snopes
Em 4 de fevereiro de 2024, o rapper Killer Mike – cujo nome verdadeiro é Michael Render – ganhou três prêmios Grammy, mas um vídeo dele sendo algemado pela polícia se tornou viral pouco tempo depois. Uma postagem no X afirmava que o rapper havia sido preso por se recusar a apoiar o presidente dos EUA, Joe Biden, contra o ex-presidente Donald Trump nas eleições de 2024.
A postagem compartilhou uma entrevista de 2 de fevereiro de 2024 que Render deu no programa “Real Time with Bill Maher” da HBO, na qual ele disse: “Escolha suas políticas, não sua pessoa”. Quando questionado por Maher sobre se apoiaria Biden em vez de Trump, ele disse: “Será que ele conseguirá pedir desculpas pelo projeto de lei criminal?” e listou uma série de políticas e pontos de vista que desejava que Biden mudasse.
A postagem argumentava que Render foi preso por causa daquela entrevista: “Killer Mike PRESO no Grammy em um grande espetáculo apenas 2 dias depois de se recusar a apoiar Biden.
(Captura de tela via X)
Render não foi preso por causa de suas opiniões políticas, como atestam um comunicado policial e seus próprios comentários. Como tal, classificamos esta afirmação como “Falsa”.
O Departamento de Polícia de Los Angeles disse em um post no X que Render estava envolvido em uma altercação física e foi autuado por contravenção por carga de bateria…
Veja a apuração completa no site Snopes