Verificado: Keiwer Andrade: A profissão docente é um dos setores mais atingidos pelas medidas impostas contra a Venezuela

Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪

Por Cotejo.info

Keiwer Andrade, presidente do Movimento dos Professores, disse em entrevista ao programa Cable a Tierra, transmitido pela Rádio VTV, que “a profissão docente é um dos setores mais atingidos pelas medidas coercitivas unilaterais impostas contra a Venezuela”.

De acordo com o comunicado publicado no portal do Partido Socialista Unido da Venezuela ( Psuv ), Andrade também falou sobre a atenção que os professores receberam em cirurgias e serviços médicos, sem especificar números, no âmbito do início do período 2024-2025. ano escolar.

A equipa jornalística do Cotejo.info (OVFN) focou a lupa na declaração de Andrade, que culpou as sanções ou medidas económicas impostas pelos Estados Unidos pela crise no sector educativo que os professores denunciam há anos e determinou que a sua declaração é uma mentira .

Os números dos salários dos professores – os mais baixos da América Latina -, os testemunhos de deserção do emprego devido à deterioração da qualidade de vida, o atraso da tecnologia nas instituições de ensino e o declínio da infra-estrutura, são situações que começaram mesmo décadas antes das primeiras sanções económicas, em agosto de 2017.

“A sanção é uma medida que se implementa como primeiro recurso para evitar um grande confronto entre Estados, chegando mesmo a evitar uma intervenção militar”, como define Álvarez Zárate, na sua obra Sanções económicas internacionais , publicada pela Universidade Externado da Colômbia. O objetivo é conseguir uma mudança no sistema de governo do país receptor…

Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪