Apurado pelo site Politifact 🇺🇸
Numa aparição controversa na conferência anual da Associação Nacional de Jornalistas Negros em Chicago, o ex-presidente Donald Trump discutiu com os moderadores sobre as suas perguntas e abriu a conversa acusando a vice-presidente Kamala Harris, a presumível candidata presidencial dos democratas, de recentemente se tornar negra.
Quando questionado se concordava com alguns republicanos que caracterizaram Harris como uma “contratada pela DEI”, Trump lançou um ataque pesado, alegando que Harris sempre promoveu ser indiana e que “não sabia” se ela era negra.
“Ela sempre foi de origem indígena e estava apenas promovendo a herança indígena. Eu não sabia que ela era negra até alguns anos atrás, quando ela se tornou negra e agora quer ser conhecida como negra. Não sei, ela é indiana ou negra?” Trump disse em 31 de julho . “Eu respeito qualquer uma delas, mas ela obviamente não respeita, porque ela sempre foi indiana e, de repente, ela deu uma guinada e foi, ela se tornou uma pessoa negra.”
Trump tentou dobrar a aposta no Truth Social após o evento, compartilhando um vídeo de Harris com a atriz indiana Mindy Kaling, no qual Harris diz que é indiana. O vídeo não é prova de que ela também não se identificasse com sua herança negra…
Veja a apuração completa no site Politifact 🇺🇸