Apurado pelo site Cotejo 🇻🇪
No domingo, 2 de fevereiro, José Raúl Mulino, presidente do Panamá, falou sobre os fluxos migratórios pela selva de Darién e garantiu que o fluxo de venezuelanos diminuiu devido à estabilização da crise política.
A declaração foi feita durante uma entrevista coletiva após a reunião de Mulino com o secretário de Estado dos EUA, Marcos Rubio. Em um vídeo postado no YouTube, a declaração do presidente panamenho pode ser ouvida a partir do minuto 4:43, onde ele literalmente disse o seguinte:
“A presença de imigrantes indocumentados em Darien diminuiu (…) Meu instinto político me diz que essa diminuição continuará, já que a crise na Venezuela se estabilizou.”
O presidente acrescentou que, em janeiro de 2025, apenas 2.244 migrantes cruzaram a selva de Darien, o que representou uma redução de 90% em comparação a janeiro de 2024, quando foi documentado que 26.000 migrantes fizeram esse trânsito perigoso.
A equipe do Cotejo.info determinou que a afirmação é parcialmente verdadeira , já que a crise na Venezuela não se estabilizou e Mulino omitiu em sua declaração o contexto das políticas anti-imigrantes do Panamá e dos EUA.
A redução do tráfego por Darien é um fato, mas não está ligada apenas a uma suposta “estabilização da crise na Venezuela”…
Veja a apuração completa no site Cotejo 🇻🇪