Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Em março, os salários aumentaram 2,7% em termos reais (ou seja, acima da inflação do mês) em relação a fevereiro. Mas o poder de compra dos salários regista uma queda real de 17% face a novembro de 2023 (último mês antes da tomada de posse do presidente) e de 24% em termos homólogos.
De acordo com os últimos dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho, em março os salários aumentaram 2,7% em termos reais (ou seja, acima da inflação do mês) em relação a fevereiro.
Mas, se for analisado um período mais longo, o poder de compra dos salários regista uma queda real de 17% face a novembro de 2023 (último mês antes da posse do Presidente da Nação, Javier Milei) e de 24% em termos homólogos. .
Os dados do INDEC – que vão até fevereiro – mostram a mesma tendência: regista-se um aumento real face a janeiro, mas os níveis salariais continuam abaixo de novembro de 2023.
O Presidente da Nação, Javier Milei (La Libertad Avanza), disse durante uma entrevista à mídia britânica BBC : “No último mês, os salários começaram a vencer a inflação”.
Isso é verdade, mas … Segundo dados oficiais, em março de 2024 (últimos dados disponíveis) os salários aumentaram em termos reais face a fevereiro. Mas o poder de compra dos salários continua abaixo dos valores registados em novembro de 2023, antes da tomada de posse do atual governo…
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷