Verificado: Javier Milei e sua promessa por um ano como presidente: ‘Vamos reduzir impostos’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O Governo reduziu as taxas sobre os Bens Pessoais, modificou o Regime de Monotributação para que alcance menos pessoas, eliminou o Imposto sobre Transmissões de Imóveis (ITI) e não incluiu o imposto PAIS no Orçamento de 2025. No entanto, também restaurou os Lucros para os trabalhadores e o fez. não tomará nenhuma providência em relação às retenções sobre a soja.
O Governo reduziu as taxas sobre Bens Pessoais, modificou o Regime de Monotributação para que alcance menos pessoas e eliminou o Imposto sobre Transmissões de Propriedades.

Primeiro, aumentou o imposto PAIS em 10 pontos, mas depois restaurou o seu valor para a percentagem original e não incluiu este imposto no Orçamento de 2025, pelo que deixaria de ser cobrado no final de 2024.

No entanto, também restabeleceu o Rendimento dos Trabalhadores – embora com escalas mais progressivas – e não tomou nenhuma medida em relação às retenções da soja.

Durante o debate para o segundo turno de 2023, o então candidato do La Libertad Avanza e atual presidente da Nação, Javier Milei (La Libertad Avanza) , prometeu que, se eleito, “reduziria os impostos e simplificaria o sistema tributário”. 

Um ano depois de assumir o cargo de presidente, esta promessa está “em processo, avançada ” . Segundo dados oficiais, o Governo reduziu as taxas sobre o Património Pessoal, ampliou os valores do monoimposto (permitindo a entrada de menos contribuintes no regime de trabalhador independente, com maior carga fiscal) e eliminou o Imposto sobre Transmissões de Imóveis (ITI). Enquanto o imposto PAIS perderia validade no final do ano…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷