Verificado: Javier Milei e a promessa como presidente: ‘Vamos dar os recursos às pessoas para que possam escolher a instituição (educacional) que querem frequentar’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O Governo lançou o programa “vale-educação”, um benefício temporário apenas para famílias que enviam os seus filhos para escolas privadas com subsídio do Estado. Segundo especialistas, este é um novo subsídio para o sector enquanto a promessa do presidente era “financiar a procura” universalmente. No entanto, esta medida poderá ocorrer no restante do mandato.
O governo nacional implementou o programa de “vale-educação”, um benefício temporário limitado a famílias com crianças em escolas privadas com subsídio estatal igual ou superior a 75%.

Segundo os especialistas consultados pelo Chequeado , a medida difere da promessa original de “financiar a procura” de forma universal, constituindo antes um subsídio adicional ao sector. No entanto, esta promessa poderá ocorrer no restante do mandato.

O programa atingiu menos da metade dos 2 milhões de alunos estipulados: 833.211 alunos dos níveis inicial, fundamental e médio.

Durante o debate presidencial para o segundo turno de 2023, o então candidato e atual presidente da Nação, Javier Milei (La Libertad Avanza), prometeu: “Vamos dar os recursos ao povo para que escolha a instituição (educacional) para onde eles querem ir.” 

 Um ano após assumir o cargo de presidente, a promessa está “em andamento, adiada”. Embora o governo nacional tenha implementado o programa “vale-educação”, o benefício destinava-se apenas às famílias cujos filhos já frequentavam escolas privadas com apoio estatal…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷