Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴
Desde 20 de junho, um infográfico do meio de comunicação Infobae voltou a circular nas redes sociais sobre os números dos massacres nos primeiros anos dos governos de Álvaro Uribe Vélez, Juan Manuel Santos, Iván Duque e Gustavo Petro. Nele, a atual administração registra o maior número, com 54. O gráfico é X ( 1 , 2 , 3 , 4 , 5 , 6 , 7 , 8 ), Facebook ( 1 , 2 ) e Instagram .
Uma das contas que compartilhou pela primeira vez no X foi IMPACT 24/7 (@Impacto24_7), em 20 de junho. Este é um perfil com mais de 47 mil seguidores que se apresenta como meio de comunicação e fomos verificados por desinformação ( 1 , 2 , 3 , 4 ). Seu tweet foi acompanhado da seguinte mensagem:
“OS NÚMEROS FALAM | A mídia Infobae relata os números dos massacres durante o primeiro ano dos governos de Álvaro Uribe a Gustavo Petro. Evidentemente o governo que teve mais massacres durante o primeiro ano foi o de Petro. Paz completa? Ou Guerra Total?” (sic).
No Facebook, a imagem foi postada no dia seguinte pela página “Vicky Davila Presidente” (sic), com a legenda “dados que devem ser fornecidos”. Um elemento a destacar é que a publicação, que recebeu 7 mil visualizações nas últimas 24 horas, aparece na plataforma Meta do Programa Independente de Verificação de Dados (3PFC) , como conteúdo com potencial de desinformação.
Por outro lado, o usuário do Instagram Carlos Anaya (@colombianoticiasoficial) divulgou o mesmo infográfico e obteve quase 40 mil visualizações. Verificamos esse perfil em outras ocasiões também por desinformação ( 1 , 2 )…
Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴