Verificado: Imagens sobre Lali criadas com inteligência artificial: por que podem ser violência digital

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

Para especialistas, essas imagens violam a autonomia do retratado, pois são divulgadas sem o seu consentimento e o representam em situações desfavoráveis. Além disso, acrescentaram, o facto de um chefe de Estado os partilhar pode legitimar este comportamento entre as suas bases de apoio.
Postagens contra a artista circularam nas redes sociais acompanhadas de imagens criadas com IA, que supostamente a mostram praticando um ato criminoso. Eles foram retuitados pelo presidente Javier Milei.

Para especialistas, esse tipo de imagens viola a autonomia do retratado, uma vez que são divulgadas sem o seu consentimento e o representam em situações desfavoráveis.

Além disso, o facto de um chefe de Estado partilhar este tipo de conteúdo para fins de assédio pode legitimar este comportamento entre as suas bases de apoio, segundo os especialistas consultados.

Na última semana, no contexto de um confronto entre o presidente Javier Milei e a cantora “Lali” Espósito, circularam nas redes sociais postagens contra a artista acompanhadas de imagens criadas com ferramentas de inteligência artificial (IA) , que a mostram supostamente realizando um crime agir. O próprio presidente republicou diversas dessas publicações através de sua conta X (ex Twitter) .

 A IA está revolucionando a forma como as pessoas acessam informações e produzem, recebem e interagem com conteúdo. Embora ferramentas como ChatGPT, DALL-E ou Midjourney ofereçam grandes oportunidades, elas também apresentam riscos e desafios. Neste ponto sabemos que uma das grandes desvantagens é que pode gerar desinformação através de plataformas que criam imagens e vídeos falsos .

Ao mesmo tempo, especialistas alertam sobre o uso desta tecnologia para criar deepfakes ou gerar imagens realistas de pessoas em diversos cenários ou situações não consensuais , o que pode facilitar novas vias de extorsão, assédio, assédio e outras formas de violência digital. .que afectam principalmente mulheres e menores…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷