Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
A imagem é de demolições que se seguiram à violência comunitária em Khargone, MP, em abril de 2022.
Em meio à violência no Nuh de Haryana, para reprimir os manifestantes, os administradores demoliram prédios construídos ilegalmente. A escavadeira já havia derrubado cerca de 753 construções. No entanto, no dia passado, o Supremo Tribunal repreendeu o governo de Haryana e ordenou a proibição de escavadeiras. Enquanto isso, uma imagem viral está circulando nas redes sociais, alegando mostrar um homem muçulmano olhando para sua casa destruída.
A legenda diz “Um homem muçulmano indefeso de Nuh, Haryana, assistindo a demolição de sua casa pelo governo”.
Postagem no Facebook |
–
Ao realizar a pesquisa reversa de imagens no Google, chegamos a um relatório do Scroll datado de 19 de outubro de 2022. O relatório intitulado “Violência em Khargone: menino de 12 anos solicitado a pagar Rs 2,9 lakh por supostamente danificar propriedade pública” continha o viral imagem. A legenda que acompanha a foto dizia: “Casa de uma pessoa em Khargone sendo demolida”. A fonte da foto foi listada como um “Arranjo especial”.
Em 10 de abril de 2022, confrontos comunitários eclodiram em Khargone após supostos apedrejamentos em uma procissão de Ram Navami. Uma pessoa morreu na violência e 24 ficaram feridas, após o que o governo de Madhya Pradesh demoliu casas e lojas pertencentes a muçulmanos, alegando que estavam envolvidos no apedrejamento. Em uma pesquisa mais aprofundada, encontramos um relatório no Free Press Journal datado de 11 de abril de 2022. O relatório intitulado “Bhopal: manifestantes de Khargone não serão poupados: ministro-chefe” também apresentava a mesma imagem viral…
Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳