Verificado: Idosa flagrada em atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 com bíblia na mão pegou 17 anos de prisão?

Apurado pelo site E-Farças

A imagem voltou a circular na primeira semana de 2024, e mostra uma senhora idosa orando, vestida com a camisa verde e amarela da seleção brasileira e segurando uma bíblia, ao lado de outros manifestantes. De acordo com o texto que acompanha a imagem, a mulher teria sido condenada a 17 anos de cadeia pelos ataques golpistas ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023.

Será que isso é verdade ou mentira?

A senhora que aparece nas fotos espalhadas nas redes sociais se chama Ilda Ferreira de Jesus, ou Irmã Ilda – como é conhecida – e não está entre os presos que vandalizaram os prédios na Praça dos Três Poderes em Brasília.

Uma busca pelo nome “Ilda” na lista de pessoas presas em decorrência aos ataques contra a Democracia em 8 de janeiro não retorna nenhum resultado.

Em entrevista ao jornal Opção, dona Ilda disse que estava acampada em frente ao quartel em Brasília até o dia 9 de janeiro de 2023, quando uma pessoa a avisou que estavam prendendo todo mundo que havia participado do quebra-quebra no dia anterior. Mesmo ela não tendo participado da arruaça, achou melhor ir embora dali.    

A figura da irmã Ilda já serviu de material para várias notícias falsas como, por exemplo, a vez em que espalharam nas redes sociais que ela havia morrido na cadeia, após ter sido presa pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. A afirmação foi desmentida em março de 2023 por diversas agências de notícias.

Ainda em março, espalharam um vídeo da irmã Ilda supostamente saindo da prisão, após ter ficado presa por 60 dias como terrorista. Acontece que, na verdade, o vídeo foi tirado de contexto, pois as imagens mostravam idosa chegando ao Centro Integrado de Monitoração Eletrônica, unidade penal no DF, para rezar.

..

Veja a apuração completa no site E-Farças