Verificado: Horacio Rodríguez Larreta: ‘Um em cada três trabalhadores com carteira assinada é pobre’

Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷

O nível atual de trabalhadores pobres registrados está entre 19 e 14 pontos percentuais abaixo do indicado por Rodríguez Larreta, mas ainda assim observa-se uma tendência de aumento nos últimos anos.
Segundo estimativa feita com base em dados oficiais e alternativos, há entre 13,9% e 19,3% dos trabalhadores formais vivendo em domicílios pobres.

Ou seja, o indicador está entre 19 e 14 pontos percentuais abaixo do apontado pelo candidato presidencial do Juntos pela Mudança. 

No entanto, a série histórica mostra tendência de alta nos últimos anos, principalmente em 2020 em decorrência da pandemia.

O pré-candidato a Presidente da Nação e atual chefe de Governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta (Juntos pela Mudança), apresentou suas propostas eleitorais durante um ato na província de Corrientes. Lá, ele garantiu que ” um em cada três trabalhadores com carteira assinada é pobre “. 

No entanto, esta afirmação é exagerada . Segundo estimativas privadas feitas com base em dados oficiais e alternativos, entre 13,9% e 19,3% dos trabalhadores com carteira assinada vivem em domicílios pobres . De acordo com o método de verificação Checked , uma afirmação é exagerada quando não é estritamente verdadeira, mas o conceito ou tendência aludida é.

Precisamente, o nível atual de trabalhadores pobres registrados está entre 19 e 14 pontos percentuais abaixo do indicado por Rodríguez Larreta, mas mesmo assim, uma tendência ascendente foi observada nos últimos anos . Da mesma forma, os especialistas consultados por este meio indicaram que este fenômeno não é novo, mas que se aprofundou…

Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷