Apurado pelo site Aos Fatos
Não é Francisco Wanderley Luiz, autor do atentado a bomba ao STF (Supremo Tribunal Federal) o homem que aparece ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em vídeo que circula nas redes. O indivíduo visto na gravação é Joilton Padilha, dono de uma lanchonete em que o ex-presidente jantou quando esteve em Cuiabá durante um ato de campanha, em outubro.
A publicação enganosa soma mais de 5.000 curtidas no Instagram e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta segunda-feira (18).
Posts mentem a identidade do homem que aparece em vídeo ao lado de Bolsonaro e do prefeito eleito de Cuiabá (MT), Abílio Brunini, para fazer crer que se trata do autor das explosões ocorridas na última quarta-feira (13) em Brasília.
A pessoa retratada na gravação é, na verdade, Joilton Padilha, proprietário da hamburgueria Padilha Lanches. Ele postou um vídeo para desmentir as peças que o associam a Francisco Wanderley Luiz.
Nos registros da visita do ex-presidente à lanchonete, é possível verificar que Padilha veste o uniforme com o logotipo da empresa.
O vídeo original foi gravado em 14 de outubro deste ano, quando Bolsonaro esteve na capital mato-grossense para participar de um ato de campanha de Brunini, que disputava o segundo turno das eleições municipais contra Lúdio Cabral (PT). O bolsonarista conseguiu se eleger…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos