Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
Enquanto a África do Sul se prepara para as eleições nacionais em 2024, muitos projetos de lei , ou projetos de lei, estão a tramitar no parlamento. Os projetos de lei que tratam do financiamento da política , da educação e do casamento estarão entre os que serão acompanhados de perto.
Como acontece frequentemente no debate público, as reivindicações sobre nova legislação são comuns, devido ao impacto político, social e económico que podem ter. Pense em todos os interesses públicos e privados que uma nova lei irá afectar, ou apenas no medo da mudança que muitas vezes temos.
Nem todas as alegações sobre novas leis são falsas, mas muitas vezes induzem em erro por compreenderem mal ou exagerarem os detalhes. E o uso de jargão jurídico pode dificultar a obtenção dos fatos.
Por exemplo, em 2022, o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa propôs alterações às leis de saúde do país para gerir a pandemia de Covid-19 e quaisquer futuras pandemias. Mas alguns utilizadores das redes sociais estavam preocupados com a possibilidade de as alterações darem ao governo autoridade legal para conduzir a vigilância e monitorização de rotina dos cidadãos, anulando as leis de privacidade.
Tais afirmações eram falsas . Muitos entenderam mal quais informações privadas a lei alterada queria coletar…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦