Dicas para detectar imagens e vídeos gerados por IA

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

O tema da inteligência artificial (IA) dominou o ciclo de notícias em 2023 . No centro do debate estão as questões sobre o que a tecnologia significará para o ecossistema de informações online. Preocupações sobre adulteração de eleições , conselhos de saúde imprecisos e falsificação de identidade são comuns. E começamos a ver exemplos que justificam esses medos.  

Imagens geradas por IA retratando eventos políticos que nunca aconteceram já estão em circulação . Alguns parecem mostrar uma explosão no Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA. Outros mostram o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sendo preso e o presidente francês, Emmanuel Macron, em um protesto . 

Exemplos mais inócuos tendem a ser ainda mais convincentes , como as imagens do Papa Francisco, chefe da Igreja Católica, vestindo uma jaqueta estilosa. 

Imagens e vídeos alterados usados ​​para espalhar informações falsas não são novidade. De certa forma, os métodos para detectar esse tipo de fraude permanecem os mesmos.

Mas as tecnologias de IA apresentam alguns desafios únicos na luta contra a falsidade – e estão melhorando rapidamente. Saber identificar esse conteúdo será uma habilidade útil, pois cada vez mais entramos em contato com mídias que podem ter sido adulteradas ou geradas usando IA. Aqui estão algumas coisas a serem observadas em imagens e vídeos online…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦