Apurado pelo site E-Farças
A colagem de imagens começou a se espalhar nas redes sociais na segunda quinzena de abril de 2024 e mostra duas reportagens que teriam sido assinadas pelo jornalista Guga Chacra em ocasiões diferentes. Na primeira manchete, o repórter chama o primeiro-ministro da Arábia Saudita Mohamed bin Salman de “ditador anticristão”, após encontro do então presidente Jair Bolsonaro com o príncipe. Na outra imagem, podemos ler outra matéria onde Chacra teria classificado o mesmo saudita de “príncipe herdeiro da Arábia Saudita” em ocasião de um encontro do presidente Lula com o primeiro-ministro.
A publicação com as duas manchetes dá a entender que Guga Chacra estaria amenizando a aproximação de Lula com o ditador saudita, mas será que essas reportagens são reais?
As duas manchetes são reais, mas apenas uma delas foi assinada por Guga Chacra!
No dia 8 de março de 2023, o colunista do jornal O Globo, Guga Chacra, publicou uma reportagem sobre apropriações indevidas de joias dados pelo príncipe saudita Mohammed bin Salman a Jair Bolsonaro quando este era presidente da República. Na matéria, Chacra classifica o príncipe como “sanguinário” e “ditador anticristão”, além de listar alguns dos crimes praticados pelo saudita.
Já a segunda manchete foi publicada no portal G1 no dia 28 de novembro de 2023, e não foi assinada por Guga Chacra. A matéria fala sobre uma vista do presidente Lula à Arábia Saudita e ressalta que a Arábia Saudita e seu governo são frequentemente criticados no Ocidente por violações aos direitos humanos.
Em seu perfil no Twitter, Chacra se defende das acusações de estar “passando pano” para o atual presidente e disse ser vítima constante de montagens e notícias falsas envolvendo seu nome:
..
Veja a apuração completa no site E-Farças