Apurado pelo site Newtral 🇪🇸
Um governo em exercício pode realizar reuniões do Conselho de Ministros, como prevê a lei e dizem os especialistas
Circula nas redes sociais e você nos perguntou através do nosso serviço de verificação do WhatsApp (+34 627 28 08 15) sobre uma cadeia viral que afirma que “ignorando o rei, Pedro Sánchez convocou uma reunião de ministros” na qual o Governo “convocou aprovou leis ilegais da Agenda 2030”. A mensagem indica que o chefe de Estado “tinha duas opções: enviar o Exército ou, aquela que tomou a casa real, enviar a Guarda Civil para suspender a reunião ilegal de ministros” (sic), já que “todos foram demitidos”.
Esta cadeia, que circula através de aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp e redes sociais como o Facebook, afirma que após a demissão dos membros do Governo pelo rei -como estabelece a Constituição que deve ser feita após as eleições gerais- não é permitido que o Conselho de Ministros se reúna.
No entanto, é uma farsa . Um governo em exercício pode realizar reuniões do Conselho de Ministros –como está previsto na lei e garante Newtral.es um especialista em direito–; a Agenda 2030 não contém leis, mas objetivos; e a Guarda Civil não suspendeu nenhuma reunião, conforme o instituto armado também declarou a este médium…
Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸