Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦
RESUMO: Gráficos supostamente de duas empresas de mídia quenianas estão circulando nas redes sociais. Afirmam que o vice-presidente do Quénia, Rigathi Gachagua, está prestes a enfrentar um impeachment devido ao envolvimento do seu filho no escândalo dos mosquiteiros. Mas eles são falsos e devem ser ignorados.
Os gráficos incluem a imagem de Gachagua e os logotipos da mídia queniana, a Standard e a plataforma de notícias digital Kenyans.co.ke .
Em Maio de 2023, a comissão anticorrupção do Quénia lançou uma investigação para descobrir irregularidades num escândalo de 3,7 mil milhões de KSh envolvendo a aquisição de redes mosquiteiras. O Presidente William Ruto demitiu vários funcionários da autoridade nacional de suprimentos médicos após denúncias de corrupção e má gestão.
Embora Keith Keino, filho de Gachagua, seja médico , não há evidências de que ele esteja envolvido no escândalo.
O Quénia tem-se confrontado com protestos desencadeados pela impopular lei financeira desde Junho de 2024. As manifestações transformaram -se em apelos a uma mudança na liderança presidencial e à demissão de funcionários governamentais corruptos. Os gráficos que circulam sugerem que Gachagua também foi alvo dessas ligações…
Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦