Verificado: Gráfico da pesquisa mostrando que a liderança do Xóchil é manipulada

Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽

Um gráfico de uma pesquisa sobre as eleições presidenciais de 2024 que coloca Xóchitl Gálvez , da coalizão Fuerza y ​​​​Corazón pelo México (PAN, PRI e PRD), à frente das preferências eleitorais, foi manipulado, já que a imagem original mostra o liderar sobre Claudia Sheinbaum , candidata do Sigamos Hazando História (Morena, PT e PVEM). 

Nas publicações sobre No gráfico editado consta que Xóchitl Gálvez tem 58,7% das intenções de voto, Claudia Sheinbaum com 37,6% e Jorge Álvarez Máynez, do Movimiento Ciudadano (MC), com 3,7%. 

Acompanhe aqui a cobertura das eleições de 2024

Porém, na última pesquisa nacional no site da referida empresa, pesquisada em domicílios de 14 a 17 de março e considerando 1.400 entrevistas, a intenção de voto coloca Claudia Sheinbaum com 63%, Xóchitl Gálvez com 15% e Jorge Álvarez Máynez com 2%. 

Enquanto isso, uma busca reversa no Google Lens com a imagem levou ao gráfico original, publicado por Mitofsky , que indica que se trata da Pesquisa Nacional de Tendências Eleitorais Rumo a 2024 realizada a pedido do jornal El Economista . 

Nessa edição, as preferências favoreceram Claudia Sheinbaum com 28,7 pontos percentuais acima de Xóchitl Gálvez…

Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽