Verificado: Governo Lula quer limitar isenção de IR por doenças graves, e não acabar

Apurado pelo site UOL Confere

Publicações nas redes sociais enganam ao afirmar que o o governo federal acabará com a isenção do Imposto de Renda para pessoas com câncer, HIV e tuberculose.

O governo propôs que o fim da isenção ocorrerá apenas para quem ganha até R$ 20 mil por mês. As demais pessoas doentes continuarão a usufruir do benefício.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

Por que é distorcido

Deduções de despesas médicas permanecem e não haverá novas taxações. Os contribuintes continuarão a poder deduzir as despesas médicas, como consultas e tratamentos com médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, e planos de saúde médicos e odontológicos (), entre outros. No anúncio da proposta, Haddad disse que todo mundo pode abater despesa de saúde na sua integralidade. “Se você gastou R$ 1 milhão para fazer um tratamento de saúde, você vai poder deduzir. Esta regra não vai alterar”. Além disso, não foi citada criação de taxas para doenças…

Veja a apuração completa no site UOL Confere