Verificado: Golpe usa ‘deepfakes’ e imagens de criança doente para roubar dinheiro de doações

Apurado pelo site Aos Fatos

Trata-se de um golpe a campanha “Ajude a Manu”, que supostamente arrecada doações para uma criança com epidermólise bolhosa. As peças de desinformação compartilham duas gravações manipuladas com o uso de IA: a primeira usa imagens de uma enfermeira americana, que é apresentada como funcionária pública de São Paulo, e a outra mostra uma criança árabe que de fato sofre da doença.

As peças enganosas somavam 1,2 milhão de visualizações e 9.800 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (17).

Golpistas têm compartilhado nas redes conteúdos manipulados por IA para promover uma falsa campanha de arrecadação de fundos, supostamente destinada a uma criança com epidermólise bolhosa — doença rara que provoca bolhas na pele. O vídeo parte de duas distorções principais:

Assim que clica no botão “Saiba Mais” disponível logo abaixo do vídeo, o usuário é direcionado até o site vakinhasolidariaoficial.com, que simula uma página real de arrecadação de fundos. Todos os elementos da página são falsos, incluindo o valor supostamente obtido até o momento.

Os usuários são compelidos a contribuir com valores de até R$ 500 e o pagamento é feito pelo Pix. O dinheiro é transferido para a conta dos golpistas.

Eventuais vítimas do golpe podem recorrer ao MED (Mecanismo Especial de Devolução), sistema criado pelo Banco Central, para tentar reaver o dinheiro perdido. Também é possível ingressar com ação na Justiça…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos