Verificado: Golpe do frete: saiba o que é e como proteger sua conta em casos de invasão

Apurado pelo site UOL Confere

Golpes virtuais utilizam diversas táticas para chamar a atenção de suas vítimas, frequentemente explorando a urgência, fazendo ofertas tentadoras, propagando informações falsas ou se fazendo passar por entidades conhecidas. O Comprova vem analisando diferentes tipos de golpes digitais. Entenda como golpistas abordam suas vítimas pela internet ou pelo celular, conheça as táticas que utilizam para chamar a sua atenção e saiba como você pode se proteger dessas armadilhas.

Como os golpistas abordam as pessoas: Via redes sociais. Eles invadem contas no Instagram e, passando-se pelo dono do perfil, anunciam que estão doando móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, entre outros itens. Quando uma pessoa interessada entra em contato, os golpistas pedem o pagamento de uma taxa para o frete dos itens, mas a entrega nunca é realizada.

Que táticas eles usam para chamar a atenção: Ao invadir a conta de alguém e usá-la como plataforma para suas mensagens, os golpistas aproveitam da credibilidade ou confiabilidade que aquela pessoa possui com sua rede de contatos. Também são usadas fotos dos supostos itens para doação para atribuir veracidade ao ato. A qualidade dos produtos e o suposto fato de estarem sendo doados também funcionam para chamar a atenção de quem vê os stories com o conteúdo falso.

Qual é o objetivo do golpe: Utilizar a identidade de alguém para receber transferências bancárias ou Pix por fretes inexistentes.

Como se proteger: Para proteger uma conta de possíveis invasões, é importante configurar a autenticação de dois fatores do Instagram e nunca fornecer o código para terceiros. Para ativar esse método de proteção, é preciso acessar o menu de configurações e, na sequência, selecionar a opção “central de contas”. Nesta tela, o usuário deve seguir o caminho “senha e segurança” > “autenticação de dois fatores” e escolher a conta que deseja configurar. Dessa forma, será necessário fornecer um código de login toda vez que o usuário conectar a conta em um novo aparelho.

Além disso, é possível aumentar a segurança do seu perfil ao ativar o envio de solicitações de login. Quando um aparelho que não é o seu tentar se conectar à sua conta, uma notificação será enviada para o dispositivo já cadastrado. Essa configuração está disponível em “central de contas” > “senha e segurança” > “autenticação de dois fatores” > “métodos adicionais”…

Veja a apuração completa no site UOL Confere