Apurado pelo site Fato ou Fake
Aprenda com o Itaú a identificar um boleto falso, seja físico ou digital. Juntos, nós protegemos em dobro.
Prático e aceito em todo o país, o boleto bancário é a segunda forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. Seu custo de cobrança costuma ser menor em relação às outras tarifas e não exige que o indivíduo tenha conta bancária ou cartão de crédito. Sabendo disso, golpistas usam esse meio para desviar dinheiro para contas criminosas. Como? A partir da alteração das informações nos campos do documento. Esse é o golpe do boleto falso, você o conhece?
Ao efetuar pagamentos na correria do dia a dia, alguns detalhes podem passar desapercebidos. Assim, qualquer pessoa pode cair, independentemente de idade ou nível de habilidade para usar a internet. Por isso, estamos aqui para te ajudar a redobrar a atenção. Esse assunto é tão importante que o Itaú criou um guia especialmente para você! Aprenda a reconhecer esse tipo de golpe e esteja preparado quando for pagar uma compra por boleto. Bora lá!
Como o golpe do boleto falso acontece?
Vamos imaginar que você fez uma compra, escolheu pagar pelo boleto bancário e ainda não efetuou o pagamento. Identificando essa pendência, o golpista altera o boleto na origem ou destino através de programas remotos pelo computador. Depois, via link ou em anexo, envia o boleto falso para o seu e-mail, SMS ou aplicativo de mensagens. Geralmente, o teor da mensagem é alarmante e urgente. Fique de olho!
Ele pode atuar como:..
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake