Verificado: General dos EUA alerta a Nigéria sobre as ‘consequências’ se a vitória presidencial de Tinubu for mantida? Não, áudio da opinião do autor australiano

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO : No final de outubro de 2023, o Supremo Tribunal da Nigéria rejeitou os recursos contra a eleição do presidente Bola Tinubu. Na preparação, o áudio de um homem alertando que tal decisão teria “consequências terríveis” para o país se tornou viral com a alegação de que ele era um general das forças armadas dos EUA. Mas ele não é.

Tinubu conquistou a presidência com cerca de 37% dos votos em fevereiro. Estima-se que apenas um quarto dos eleitores registados no país compareceram no dia das eleições. Ele foi empossado em maio.

Tinubu foi o candidato ao Congresso de Todos os Progressistas , o partido do anterior presidente nigeriano, Muhammadu Buhari . Seus principais rivais eram Atiku Abubakar, do Partido Democrático Popular , e Peter Obi, do Partido Trabalhista .

Após a eleição, Abubakar e Obi foram a tribunal numa série de contestações à vitória de Tinubu.

Os seus casos finalmente terminaram no final de Outubro com uma decisão do Supremo Tribunal de que “não tinham mérito ”…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦