Verificado: Fotos não são de surto de HMPV na China, mas da pandemia de covid-19

Apurado pelo site UOL Confere

Publicações nas redes sociais enganam ao compartilhar imagens atribuídas a uma nova emergência sanitária na China, em referência ao surto de HMPV (metapneumovírus humano).

As fotos são antigas e retratam cenas registradas durante a pandemia de covid-19 no país.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

A mensagem contém o seguinte texto: “O gigante asiático está agora em estado de emergência devido a um surto repentino de um vírus que afeta o sistema respiratório ou os pulmões humanos. A partir do ano de 2025, após cinco anos de Covid 19, a China enfrenta uma nova crise sanitária devido a um surto do Metapneumovírus Humano (HMPV), um vírus respiratório altamente contagioso que se espalha rapidamente entre a população e afecta principalmente crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido. Os sintomas incluem febre, tosse, dificuldade em respirar e, em casos graves, pneumonia. Este surto coincide com a circulação de outros vírus como o influenza A e o Mycoplasma pneumoniae, o que agrava a situação.”

Na sequência, há fotos de pessoas usando trajes sanitários, uma área hospitalar lotada de doentes e um local com grande aglomeração, dando a entender tratar-se de algo recente. Não há qualquer referência sobre o local exato onde as imagens foram registradas, nem da data…

Veja a apuração completa no site UOL Confere