Verificado: Foto de leão na rua mostra a África do Sul em 2016, não os tumultos na França

Apurado pelo site Reuters

Uma foto de um leão andando por uma rua à noite, compartilhada online como se estivesse relacionada aos tumultos atuais na França, é na verdade da África do Sul e foi capturada em 2016.

Protestos e tumultos eclodiram em partes da França após o tiroteio fatal de Nahel, um jovem de 17 anos com pais argelinos e marroquinos, em 27 de junho, que reacendeu o ressentimento contra a polícia em alguns dos subúrbios da classe trabalhadora do país. A agitação em todo o país durou vários dias, com violência e confrontos policiais com manifestantes ( ).

Usuários de mídia social que compartilham a foto do leão sugerem que a agitação também levou à soltura de um leão na França, postando uma foto de um leão andando em uma estrada, inclusive aqui , com a legenda: “ Desordeiros na França libertaram um leão do zoológico nas ruas”.

No entanto, a foto mostra um leão fotografado caminhando por Joanesburgo, na África do Sul, em abril de 2016, conforme noticiado pela mídia na época. O leão não estava solto, mas foi destaque em uma produção cinematográfica, segundo relatos ( ).

A Reuters abordou várias alegações falsas relacionadas à agitação na França desde o assassinato de Nahel, incluindo imagens e vídeos com legendas incorretas ( , aqui )…

Veja a apuração completa no site Reuters