Apurado pelo site Snopes
Uma imagem que parece desafiar a gravidade circula na internet há anos. Compartilhada em plataformas como Facebook , Instagram , X (antigo Twitter) e Reddit , a foto granulada mostra um homem usando um capacete vermelho enquanto se inclina sobre a borda de uma enorme estrutura, uma paisagem urbana abaixo.
Esta fotografia é genuína e classificamos como “Verdadeira” a afirmação de que ela capturou um trabalhador fixando uma antena no topo de uma das torres do World Trade Center (WTC) em Manhattan. O Memorial e Museu do 11 de Setembro confirmou a Snopes que, até o momento desta publicação, a foto, tirada por Peter B. Kaplan, estava em exibição na Escavação da Torre Sul do museu e uma nota que a acompanha dizia:
Snopes realizou uma pesquisa por palavra-chave no Google para obter mais informações sobre Kaplan, o fotógrafo responsável pela imagem histórica. Determinamos que a foto mostrava ferreiros do Local 40 de Nova York e da Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey erguendo uma antena de 360 pés no topo da Torre Norte do World Trade Center original, escreve o The Skyscraper Museum em Nova York . De acordo com o site do museu do patrimônio arquitetônico :
A fotografia também está hospedada no Wayback Machine , um banco de dados de arquivo da Internet. Da mesma forma, identifica o fotógrafo como Kaplan e descreve a imagem como:
Fotografias semelhantes são encontradas no perfil de Kaplan, publicado pelo American Photography Archives Group . Eles também mostraram homens adornados com capacetes empoleirados no topo de arranha-céus que se estendiam acima das nuvens e das paisagens urbanas…
Veja a apuração completa no site Snopes