Apurado pelo site Fato ou Fake
Internautas poderão enviar pelo WhatsApp fotos, vídeos, áudios e links com supostas fake news sobre a região para serem verificados por jornalistas da EPTV.
O Sul de Minas agora pode contar com a versão regional do Fato ou Fake, serviço de verificação de fatos criado pelo Grupo Globo. A ideia é combater a disseminação de notícias enganosas, sobretudo durante o pleito municipal.
Internautas já podem mandar links, fotos, vídeos, posts ou áudios suspeitos que estejam circulando na internet sobre a região. O número do Fato ou Fake regional para o recebimento das sugestões é (35) 99809-2905.
A versão regional do serviço vai seguir a metodologia do Grupo Globo. Para isso, os jornalistas do g1 Sul de Minas e EPTV passaram por treinamento com a equipe nacional, que também fará a supervisão das checagens.
Lançado nacional em 30 de julho de 2018, o Fato ou Fake tem a participação de equipes de g1, O Globo, Extra, Época, Valor, CBN, GloboNews e TV Globo (a página nacional pode ser acessada aqui). Os jornalistas fazem um monitoramento diário para identificar mensagens suspeitas muito compartilhadas na internet…
Veja a apuração completa no site Fato ou Fake