Verificado: FALSO: A comissão eleitoral da África do Sul desmascara alegações sobre a ‘mudança’ dos números de votos no painel de resultados

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

RESUMO: Desde que os sul-africanos foram às urnas em Maio, tem havido alegações de que a comissão eleitoral do país alterou o número de votos que cada partido recebeu após a contagem dos votos. No entanto, o IEC negou e esclareceu a atualização do painel de resultados.

Após o anúncio dos resultados, o líder do ANC, Cyril Ramaphosa, convidou outros partidos a formar um governo de unidade nacional (GNU). Isto inclui um grupo maior de partidos, em vez de apenas um ou dois partidos principais numa coligação. 

O GNU reúne o ANC, a principal oposição, a Aliança Democrática, e partidos menores. Em 14 de junho de 2024, os membros do parlamento reelegeram Ramaphosa como presidente da África do Sul.

Desde os resultados das eleições, a Africa Check tem visto muitas reclamações relacionadas com as eleições de urnas destruídas , suborno e fraude eleitoral .

Mas publicações que circulam nas redes sociais desde Junho de 2024 afirmam que a Comissão Eleitoral da África do Sul (IEC) alterou o número de votos que cada partido recebeu após a contagem dos votos…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦