Apurado pelo site Aos Fatos
Foram tirados de contexto os vídeos em que o presidente Lula sugere que os mais pobres devem ser usados durante o período eleitoral e posteriormente descartados. O compilado que tem sido compartilhado nas redes manipula declarações antigas em que o petista critica governantes incapazes de realizar políticas voltadas à população de baixa renda.
As publicações enganosas, que somam centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (18), também circulam no Instagram, no Kwai e no TikTok.
Publicações nas redes têm compartilhado trechos descontextualizados de diversas falas de Lula para sugerir que o presidente despreza a população mais pobre.
No primeiro recorte usado pelas peças de desinformação, o petista afirma que “pobre tem que passar fome para aprender a lutar”. No entanto, na fala original, feita durante uma premiação organizada pela Fundação Bill & Melinda Gates em 23 de setembro deste ano, é possível perceber que o petista criticava essa linha de pensamento.
Confira a transcrição abaixo:
“Eu quando era mais jovem, eu imaginava, eu dizia assim: ‘As pessoas têm que passar fome para aprender a lutar. É preciso’. Aí eu descobri que a fome não leva ninguém à revolução. A fome leva as pessoas à submissão. Então, cabe ao Estado, seja ele o americano ou brasileiro ou chinês ou finlandês ou norueguês, ter como premissa básica atender as necessidades do mais pobre.”..
Veja a apuração completa no site Aos Fatos