Verificado: Existem 15 milhões de imigrantes indocumentados vivendo na África do Sul? Não, outro membro do grupo ActionSA repete uma reclamação antiga e incorreta

Apurado pelo site Africa Check 🇿🇦

“Com um mínimo estimado de 15 milhões de imigrantes ilegais na África do Sul, de acordo com a SA Home Affairs (provavelmente muito mais), isso representa entre 20% a 25% da nossa população”, diz um tweet de um membro do partido político sul- africano ActionSA . , Márcia Barron.

Sua postagem, datada de 1º de julho de 2023, repete uma afirmação que circulou repetidamente nas redes sociais ao longo dos anos. Ele apareceu pela primeira vez em um tweet de novembro de 2020 de Herman Mashaba , líder da ActionSA e ex-prefeito da cidade de Joanesburgo, na província de Gauteng. 

Depois que Mashaba fez a afirmação, o Africa Check a desmentiu , descobrindo que era uma má interpretação dos dados do Banco Mundial. Mashaba voltou atrás alguns dias depois, reconhecendo em comunicado que o número de 15 milhões de imigrantes sem documentos na África do Sul “estava incorreto”. 

No entanto, ele não excluiu o tweet original. Alguns meses depois, em março de 2021, a hashtag #15MillionIllegalMigrants apareceu no Twitter, com alguns usuários se referindo ao tweet original de Mashaba. 

A Africa Check novamente descobriu que a reclamação estava incorreta. Este tweet de 2023, de outro membro da ActionSA, levou a uma terceira revisão das evidências…

Veja a apuração completa no site Africa Check 🇿🇦