Verificado: Exército do México e China não concordaram em lutar juntos em caso de guerra

Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽

Um vídeo circula no TikTok mostrando cadetes do exército mexicano marchando em conjunto com o exército da República Popular da China. Com esta cena, garantem que “assinaram um acordo, caso alguém entre em guerra com algum país, lutarão juntos”. 

No entanto, este é um vídeo tirado do contexto. O vídeo foi gravado em 2015 e publicado no canal do YouTube da Secretaria de Defesa Nacional (Sedena). Alguns dos elementos do exército mexicano participaram no desfile anual do exército da República Popular da China, representando-os. 

Também não há provas públicas de um acordo de cooperação entre os exércitos mexicano e chinês para se unirem durante uma guerra. 

O vídeo que circula na plataforma já ultrapassa as 570 curtidas e faz com que os usuários garantam que isso indica que haverá uma nova guerra onde o México intervirá. 

Noutros casos, são os efeitos adversos do tratamento que levam algumas pessoas a interromper abruptamente o tratamento.

O vídeo foi baixado da plataforma e colocado na ferramenta InVid para obtenção de alguns frames, que posteriormente foram colocados no mecanismo de busca reversa do Google Imagens…

Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽