Apurado pelo site Newtral 🇪🇸
Houve 209 detidos nas festividades de Bilbao em agosto de 2023. Nenhum aparece na imagem que tem sido divulgada e circula desde pelo menos 2015
Circula nas redes sociais uma imagem em que aparece um grupo de jovens com diversas bandeiras do País Basco durante o que parece ser uma manifestação e que são identificados em diversas mensagens com nomes como “Mohamed”, “Hakim”, “Hasan” e “Farid”. É utilizado para espalhar a notícia de que fazem parte “dos mais de 100 jovens bascos detidos nas festividades de Bilbao”. Contudo, esta imagem é antiga, circula pelo menos desde 2015 e com contextos diversos. Além disso, a Ertzaintza, polícia autónoma do País Basco, confirma ao Newtral.es que “não tem nada a ver” com as festividades da Semana Grande de Bilbau “nem com as detenções policiais durante a mesma”.
Uma pesquisa reversa de imagens usando o Google revela que esta foto é compartilhada pelo menos desde janeiro de 2015. Desde então, ela tem sido usada em diversas publicações para divulgar mensagens com componentes racistas e que ligam os jovens que aparecem na imagem a questões. tais como: “a paguita basca entre os jovens magrebinos”, “crime magrebino”, “ajuda de aluguel para imigrantes”, “praga de agressões sexuais” ou “crime magrebino”. Estas são, em sua maioria, mensagens postadas em fóruns da Internet e redes sociais. Em nenhuma destas publicações está refletida a autoria daquela imagem ou a situação específica em que foi tirada.
Desde a última semana de agosto, um novo contexto ligado à mesma imagem foi divulgado no Facebook e no X (antigo Twitter): que os jovens que aparecessem respondessem a nomes como “Mohamed”, “Hakim”, “Hasan” e “Farid” e que fazem, segundo as mensagens virais, parte dos detidos durante a celebração das festividades da Semana Grande de Bilbao. Você também nos solicitou esse conteúdo por meio de nosso serviço de verificação do WhatsApp , mas é uma farsa.
As festividades ‘Aste Nagusia’ de Bilbau (Grande Semana, em basco) decorreram de 19 a 27 de agosto de 2023. Depois de concluídas, a Câmara Municipal de Bilbau publicou um balanço no qual, entre outras coisas, forneceu dados sobre segurança cidadão. Conforme noticiado, houve 209 detidos durante o desenvolvimento das festividades, o que representou um aumento de 29% nas detenções face a 2022, “segundo dados conjuntos da Ertzaintza e da Polícia Municipal”, explicaram…
Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸