Apurado pelo site Newtral 🇪🇸
O clipe é antigo e, segundo a polícia chinesa, mostra parentes de uma criança falecida que transportam seu corpo para enterrá-lo em sua cidade
Está circulando nas redes sociais um vídeo viral que supostamente mostraria dois “traficantes de órgãos” guardando o cadáver de uma criança em uma caixa de gelo. As imagens são antigas e, segundo as autoridades chinesas, mostram os parentes de um menor que morreu afogado transportando seus restos mortais para sua cidade natal, Mingyueshancun (província de Hunan, China). “Traficantes de órgãos comunistas chineses foram flagrados transportando crianças embaladas em caixas de gelo para melhor preservação”, diz a mensagem que foi divulgada em várias redes sociais como Facebook e Twitter junto com o vídeo.
As imagens que se tornaram virais consistem em dois vídeos não relacionados. Primeiro, dois homens são vistos sendo chutados por um grupo de pessoas e, em seguida, o cadáver de uma criança é mostrado dentro de uma caixa de gelo. Essas imagens já circularam em 2019 como se estivessem relacionadas ao tráfico de órgãos. Eles foram então negados pelos verificadores do Snopes , que já explicaram que o vídeo da criança morta na caixa de gelo não estava relacionado ao tráfico de órgãos.
Usando a ferramenta de busca de imagens invertida com o Google Lens aplicado a um dos quadros do vídeo, aparece um link para um artigo de 2019 da agência de verificação de Taiwan MyGoPen — membro da International Fact-Checking Network (IFCN) , bem como de Newtral.es—, onde é mostrado que o clipe não está relacionado a traficantes de órgãos.
Da mesma forma, a Polícia de Yiyang (Hunan) publicou um comunicado em julho de 2017 em seu perfil oficial do Weibo —uma rede social muito popular na China e semelhante ao Facebook— onde esclareceu que o vídeo viral mostra um menor que se afogou: “O menor se afogou e faleceu na casa de um parente em Guangzhou. Familiares da vítima usaram uma caixa de isopor com cubos de gelo para levá-lo e sepultá-lo em sua cidade natal. Por sua vez, a mídia chinesa local The Beijing News garantiu que os parentes do falecido usaram um baú com gelo devido ao calor extremo do verão…
Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸