Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽
Um vídeo de um protesto no zócalo da Cidade do México circula no Twitter e no Tiktok afirmando que os pais pedem o fechamento das escolas após a polêmica sobre os livros didáticos gratuitos. O vídeo tem mais de 35.000 visualizações e nele você pode ouvir os manifestantes repetirem a frase “as escolas estão fechadas”, no entanto, o vídeo não corresponde a um protesto atual sobre os livros didáticos.
As imagens foram tiradas do contexto para desinformar. O vídeo foi compartilhado com a legenda “No Estado do México eles preferem FECHAR as escolas antes que seus filhos estudem com seus livros de lixo”, mas a gravação está circulando há mais de um mês. Isto é, antes que o conteúdo dos novos livros didáticos fosse conhecido.
Com uma pesquisa de imagens reversas no Google, o Animal Político descobriu que o vídeo estava em circulação desde pelo menos junho , o que significa que o protesto ocorreu antes de estourar a polêmica sobre os livros. Usuários nas redes sociais comentaram sobre a publicação do vídeo que poderia corresponder aos protestos da Coordenadoria Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) ocorridos em maio.
Em 15 de maio deste ano, os professores se manifestaram em frente ao Palácio Nacional porque o aumento salarial do ano não era suficiente e também pediram ao presidente que retirasse a iniciativa de desaparecimento da Direção Geral de Educação Indígena Intercultural e Bilíngue.
Concluindo, o vídeo que mostra pessoas pedindo o fechamento das escolas não corresponde a um protesto contra os livros didáticos. Na verdade, o vídeo está circulando há mais de um mês.
Mundial Feminino 2023: 12 jogadoras que você não pode perder..