Apurado pelo site Fact Crescendo 🇮🇳
O vídeo viral é de fevereiro de 2024, quando um partido político chamado ‘Gana Adhikar Parishad’ iniciou uma campanha de boicote contra produtos indianos
A primeira-ministra do Bangladesh, Sheikh Hasina, demitiu-se e fugiu do país em 5 de agosto, depois de semanas de protestos contra um sistema de quotas para cargos públicos se transformarem em violência e se transformarem num desafio mais amplo ao seu governo de 15 anos. O governo interino, liderado por Muhammad Yunus, prémio Nobel da paz e empreendedor social, assumiu o poder a partir de 8 de Agosto.
Neste contexto, está a tornar-se viral um vídeo que está a ser partilhado dizendo que após a formação do novo governo, o boicote aos produtos indianos começou no Bangladesh. No vídeo, uma pessoa vai às lojas e apela para não vender marcas indianas. A legenda afirma “Assim que o novo governo for formado em Bangladesh, todos os lojistas muçulmanos serão avisados de que se você tiver algum similar na Índia em sua loja, destrua-o ou não deverá ser visto em nenhum lugar da loja”.
Vamos verificar a verdade
de postagem do Facebook
s-
Iniciamos nossa investigação conduzindo uma pesquisa por palavra-chave e imagem reversa no Google e os resultados nos levaram a diversas postagens relacionadas ao vídeo viral, que foram enviadas em fevereiro de 2024. Isso deixou claro que o vídeo não é recente e nem posterior ao recente. golpe.
O vídeo viral foi compartilhado por uma usuária do Facebook chamada Tamanna Ferdous Shikha . De acordo com as informações divulgadas na conta de Shikha no Facebook, ela é a líder do partido Gana Adhikar Parishad (Gono Odhikar Parishad)…
Veja a apuração completa no site Fact Crescendo 🇮🇳