Verificado: Este vídeo não prova que Otis deixou 3.000 mortos em Acapulco

Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽

Vídeo mostra que Otis deixou 3 mil mortos em Acapulco ? Um vídeo de uma tomada aérea de Acapulco circula no TikTok . Os usuários afirmam que foi gravado pelo jornalista David Ordaz , que relatou que há aproximadamente 3.000 mortes após o furacão Otis , que atingiu a costa como um furacão de categoria 5 na madrugada de 25 de outubro . Mas é desinformação. 

Para começar, o vídeo foi gravado pela Comissão Federal de Eletricidade ( CFE ), que aproveitou o vídeo para explicar que realizou um tour no dia 28 de outubro para “desenhar a estratégia de restauração elétrica”. 

Além disso, um dia depois, o jornalista mexicano David Ordaz retomou esse vídeo, afirmando que após um sobrevoo nas colónias afetadas, o Governo do México prevê três mil vítimas . Mas refere-se às vítimas na área, não às pessoas falecidas. 

A última atualização do Governo do México é de 6 de novembro e informa que até o momento foi registrada a morte de 48 pessoas. Além disso , 53 pessoas estão desaparecidas . 

Porém, a publicação que desinforma já ultrapassa as 45 mil visualizações na plataforma TikTok e alimenta, sem respaldo, uma narrativa desinformante sobre o impacto do furacão. 

Recomendamos: AMLO reduziu o orçamento para programas de detecção e prevenção de desastres naturais..

Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽