Apurado pelo site Facta 🇮🇹
Em 14 de janeiro de 2024, foi postado no Facebook vídeo de uma criança, num campo de terra, comendo grama. Sobreposições também aparecem imagens da bandeira palestina e um texto em árabe afirmando que a cena retrata “uma criança palestina” comendo grama por causa da fome.
O vídeo vem acompanhado de um texto, da autoria do autor do post, que diz: «Uma criança palestina come grama. É por isso que a África do Sul processou Israel, que foi apoiado pelos Estados Unidos. É por isso que o mito ocidental dos “direitos humanos e da dignidade” morreu em Gaza”. Um conteúdo semelhante foi Publicado também no TikTok.
A referência à situação em Gaza onde, segundo um relatório recente elaborado pelas Nações Unidas e por diversas organizações não governamentais, mais de meio milhão de pessoas correm o risco de morrer de fome. Após o ataque do Hamas a Israel em 7 de Outubro de 2023, o exército israelita respondeu com intensos bombardeamentos ao longo da Faixa de Gasa e comum bloco de comida e necessidades básicas. Além disso, África do Sul em 11 de janeiro ele se dirigiu no Tribunal Internacional de Justiça (CIJ) em Haia, acusando Israel de ter cometido genocídio contra os palestinianos. Israel rejeitou a acusação, chamando-a de infundada.
Este é um conteúdo apresentado de maneira enganosa.
O vídeo em análise não foi gravado em Janeiro de 2024 e não parece ter qualquer ligação com a situação da população civil em Gaza após 7 de Outubro de 2023…