Verificado: Este vídeo não mostra que crianças indígenas estão sendo doutrinadas para serem guerrilheiras

Apurado pelo site Colombia Check 🇨🇴

Como resultado das mobilizações de indígenas em apoio à marcha convocada pelo presidente Gustavo Petro, no dia 27 de setembro em Bogotá, o usuário do Instagram @eriro129 publicou um vídeo com o texto: “Vejam como os novos milicianos são doutrinados para a guerrilha onde está o governo, as ONGs e os direitos humanos que não se manifestam” (sic).

Nas imagens é possível ver um grupo de crianças indígenas, com chapéus e lenços verdes e vermelhos, caminhando na companhia de adultos por uma rua da cidade, gritando: “Viva a Guarda Indígena! Que viva! Viva os guardas caídos! Que viva!”. Os menores carregam bandeiras do Conselho Regional Indígena de Cauca (CRIC) e uma faixa que diz: “Processo de formação cultural”.

Já verificamos o usuário @eriro129 em outras ocasiões, como “Carlos Alonso Lucio republica desinformação sobre ‘Juventude em Paz’ e estigmatiza a Guarda Indígena” e “ Na Espanha apreenderam cocaína com a figura do Coringa com cara de presidente Petro, mas não o relacionaram com o presidente .  ”

O vídeo original foi enviado pelo usuário do TikTok @laslocurascolombianas , que tem mais de 5.000 seguidores. Este vídeo tem mais de 1.000 visualizações e mais de 50 curtidas…

Veja a apuração completa no site Colombia Check 🇨🇴