Verificado: Este vídeo não mostra palestinos fingindo suas mortes em Gaza, é um protesto em 2013

Apurado pelo site Animal Politico 🇲🇽

O atual conflito entre Israel e o movimento de Resistência Islâmica Hamas na Faixa de Gaza, iniciado em 7 de outubro de 2023, resultou numa onda de desinformação através das redes sociais. Um desses vídeos afirma que se trata de palestinos fingindo a sua morte em Gaza, enquanto pessoas podem ser vistas deitadas no chão cobertas por cobertores brancos com letras árabes escritas neles. Este vídeo foi retirado do contexto, pois na verdade se trata de protestos no Egito em outubro de 2013. 

A descrição do vídeo diz “Os #milagres que acontecem em #Gaza até os supostos mortos ressuscitam, é assim que os palestinos enganam a mídia. É por isso que se pintam”, sugerindo que os palestinianos que morreram durante o conflito actual são actores e que tudo faz parte de uma montagem. 

O exército israelita afirmou que já existem “pausas tácticas para que a ajuda humanitária chegue aos civis”, mas esclareceu que “não há cessar-fogo”.

O vídeo original foi retirado do contexto, pois na verdade se trata de um protesto realizado por estudantes da Universidade Al-Azhar , no Cairo, Egito, em outubro de 2013. Uma pesquisa reversa de uma captura de tela do vídeo no Google retornou uma postagem no Facebook da página ‘ Obrigado Shafik ‘ , com a descrição: “Uma performance teatral com cadáveres dentro da Universidade Al-Azhar”, na língua árabe em 29 de outubro de 2013. ‘Obrigado Shafik ‘ se autodenomina a página oficial para fãs do ex-primeiro-ministro de Egito, Tenente General Ahmed Shafik.

Kirby reiterou a posição do seu país, que não apoia um cessar-fogo neste momento.

Até o momento, o vídeo retirado de contexto conta com mais de 8 mil reações, e foi compartilhado 6 mil vezes pelo Facebook. O vídeo também circula pelo X (antigo Twitter) e no TikTok com descrições em idiomas como inglês, francês , português e espanhol…

Veja a apuração completa no site Animal Politico 🇲🇽