Apurado pelo site Newtral 🇪🇸
Embora o vídeo tenha sido gravado em Israel, foi publicado 23 dias antes do ataque palestino de 8 de outubro.
Circula nas redes sociais um vídeo da suposta evacuação de alguns aviões de combate israelenses de uma base aérea por “medo de que os palestinos a capturassem” durante o ataque a Gaza pelas milícias palestinas na madrugada de 8 de outubro de 2023. No entanto , as imagens não são atuais. Eles foram enviados através de um canal israelense do Telegram em 14 de setembro de 2023, 23 dias antes do ataque palestino.
O vídeo divulgado mostra dois caminhões transportando dois aviões de combate supostamente israelenses por estrada. O primeiro caça, um F-16 de fabricação americana , contém na traseira o desenho de um dragão em preto sobre uma linha vermelha e o número 126. O segundo caça também possui um símbolo na cauda e o número 004. Entre os As ambos os caminhões passam, placas em hebraico e árabe são vistas direcionando-os para um conselho local em Israel chamado Ar’arat an-Naqab e uma cidade chamada Arad, ambos no Distrito Sul do país.
“O exército israelense teve que evacuar suas bases aéreas por medo de que militantes palestinos capturassem os aviões de combate durante o mega ataque sem precedentes realizado pelo Hamas contra Israel”, diz a mensagem com mais de 450 mil visualizações no Facebook. As imagens também foram divulgadas no Instagram em outras línguas, onde se afirma que “o exército israelense evacua aviões de uma base militar perto dos assentamentos”.
Newtral.es não conseguiu verificar o motivo da “evacuação” dos aviões, mas é que o vídeo foi gravado em Israel e não está relacionado com o ataque palestino de 8 de outubro. Registros das imagens foram encontrados nas redes sociais desde pelo menos 14 de setembro de 2023, 23 dias antes da última escalada do conflito …
Veja a apuração completa no site Newtral 🇪🇸